O Estilo Taishan

KUNG FU – A arte milenar da habilidade

O KUNG FU é uma das artes marciais mais antigas que se tem conhecimento. Segundo alguns historiadores, o KUNG FU deu origem a todas as demais artes marciais do oriente. Originário da Índia, com princípios semelhantes a Yoga e estreita relação religiosa, foi desenvolvido na China e é praticado há mais de 4.000 anos. O KUNG FU real é um estado de espírito, um pensamento, uma cultura popular, um modo de viver. Transformar seu conteúdo em palavras seria o mesmo que descrever a lua para um deficiente visual. Se quiséssemos reduzir o KUNG FU ao seu menor denominador comum, ele se aproximaria daquilo que as pessoas geralmente imaginam, que é um método de defesa pessoal. Muito embora o combate e a defesa pessoal sejam uma parte significante da técnica, o KUNG FU se expande destes estreitos limites há milhares de anos. Tradicionalmente os homens e mulheres KUNG FU deveriam estudar a sabedoria e perícia de uma grande variedade de profissões que incluíam a alquimia, cultura literária, armamento, filosofia aplicada, a religiosidade e medicina chinesa. Enquanto a China tem uma longa tradição quanto ao gênero, o KUNG FU não; grandes Mestres e guerreiros eram frequentemente mulheres. O KUNG FU, em seu estado atual, inclui uma vasta gama de exercícios que podem ser executados com armas, ou mãos livres (vazias), com ou sem parceiros, sendo adaptados para todos os grupos etários masculinos ou femininos. O objetivo de sua prática é estabelecer equilíbrio entre corpo e mente, desenvolver técnicas de auto defesa, estabelecer harmonia ao espírito, proporcionar saúde e bem estar ao praticante.
Há muitos anos esta nobre arte era praticada em regime muito fechado, toda filosofia e ensinamentos técnicos eram extremamente reservados às pessoas que tinham entre si laços familiares, sendo treinados entre pequenos grupos e em ambientes totalmente secretos. Só a partir dos anos 60, com maior divulgação através das produções cinematográficas, o KUNG FU foi se tornando mundialmente conhecido. Hoje somam-se milhares de praticantes de KUNG FU espalhados por todo o mundo. Dentre as várias modalidades marciais existentes, o KUNG FU é uma das mais procuradas. Acreditamos que isso ocorre graças a sua filosofia, disciplina, eficiência como arte de defesa, pela arte e beleza plástica de sua movimentação, observada através dos katys (formas ou rotinas). O KUNG FU é caracterizado por diferentes estilos, os quais se identificam através dos movimentos dos animais, sendo assim, os mais conhecidos de nossos tempos são: Garra de Águia, Louva Deus, Cegonha, Garça, Serpente, Dragão, Tigre, Leão e Leopardo. Sendo todas ramificações oriundas dos Templos Shaolin, o que é observado pela semelhança nas posturas básicas, comuns em todos os estilos. 


Estilo Tai shan

Montanha Tai Shan
Tai Shan quer dizer grande montanha. Hoje constitui a identidade do estilo, sendo a referida montanha um local sagrado, preservado e venerado até os dias de hoje por milhares de pessoas. A MONTANHA “TAI SHAN” situada ao leste da China é um local marcado por um histórico Templo no seu topo, sendo o ponto mais procurado pelos visitantes. Da base até o topo há um cenário marcado por uma escada de 7.000 degraus, onde visitantes e peregrinos encontram bosques de ciprestes e de pinheiros, cascatas e quedas dágua, as quais são visitadas constantemente por milhares de pessoas. Segundo a lenda foi em um desses Templos no topo da montanha que se desenvolveu o ESTILO TAI SHAN. A lenda nos conta que após um confronto com um leão, um conceituado Monge Shaolin, praticante e preconizados do Kung Fu, embora tenha saído vencedor do terrível combate, admirado pela sua força e técnica de luta, em reverência e respeito ao felino, e para que jamais fosse esquecido, atribuiu o rei da selva como o animal a dar o simbolismo real do ESTILO TAI SHAN. Esta característica é claramente percebida na movimentação brusca e veloz (força e equilíbrio), quando expressada através dos movimentos dos “katys” (formas ou rotinas), pelos praticantes do estilo, o que torna cada adepto, mesmo com aparência mais frágil, dominante de grandes habilidades corporais, técnicas de combate, defesa pessoal e sobretudo o controle emocional, tornando-o um guerreiro hábil em suas próprias batalhas. Nos katys do ESTILO TAI SHAN são executados também as técnicas do Tigre, Leopardo, Garça, Dragão, Louva Deus, Palma de Ferro e Punho serrado. É um estilo integrante da linhagem dura do KUNG FU, caracterizado em particular por desenvolver com eficiência o combate. O sistema de luta é semelhante ao Boxe Chinês ou Boxe Tailandês. 

No Brasil:

O ESTILO TAI SHAN foi introduzido no Brasil por volta dos anos 70 na cidade de São Paulo, pelo Mestre Chen Hwa Tong. Em 1979, o praticante Aparecido Lopes de Jesus, hoje Grão Mestre, então formado pela Associação Brasileira de Kung fu Tai Shan de São Paulo, trouxe o citado Estilo para a cidade de Osasco-SP, desde então tem trabalhado ininterruptamente na forma inicial, o que perpetuou o Estilo Tai Shan em Osasco e região, no Estado de São Paulo e inclusive na Bahia. Hoje conta com uma equipe composta por vários Faixas Pretas, que compõem o quadro de professores da UNIÃO TAISHAN DE KUNG FU e que ministram aulas à novos adeptos do estilo, o que garante e prossegue a participação em inúmeros eventos a nível Regional, Estadual, Nacional e Internacional, com a coordenação e Direção Geral do Grão Mestre Lopes. Hoje o estilo é filiado a FPKF (Federação Paulista de Kung fu Wushu). 


Em São Carlos:

Professores do Núcleo de São Carlos
O ESTILO TAI SHAN foi introduzido na cidade de São Carlos no ano de 1994, pelo professor Robert Christian da Silva Souza, na Academia Romeu Berto. O Estilo passou por várias academias e através de um trabalho árduo em 1998 foram formados os primeiros Faixas Pretas de São Carlos; Prof. Marcos Alves de Almeida e Prof. Fernando Masselli Chiari. Este último em 2009 assumiu a coordenação dos Núcleos de treinamento de São Carlos e em 2012 criou a sede do Núcleo Tai Shan de São Carlos. Hoje o Núcleo conta com 8 Faixas Pretas e 22 Instrutores. 

Um comentário:

  1. Tai San ou o Senhor da Montanha remete ao Taoísmo, onde o Venerável Paraíso Celestial reside na Montanha do Conhecimento, escola de Confucio e dos grandes pensadores milenares chineses, como Lao Tsé. Bodhidarma, o monge budista que introduziu o budismo na China é o responsável pela linha espiritual do Kun Fu Tai San, a própria Civilização.
    Pratico desde a decada de 80 na sucessão discipular de Batarelli, e, descobri a fonte da juventude a saúde pode ser mantida com exercícios de Kun Fu, o conhecimento também

    ResponderExcluir